Como fazer a regularização documental de Alvarás de Construção?

A regularização documental de uma obra é muito importante para que você evite dores de cabeça com a Prefeitura Municipal. Separamos algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo.

Confira:

1 – Contrate um profissional habilitado.

Esse profissional credenciado pela Prefeitura Municipal e no CREA te dará todas as informações básicas sobre onde o móvel será construído, que garantira mais rapidez no processo burocrático da regularização do terreno.

2 – Consulte a secretaria de planejamento, obras e/ou urbanismo.

Um passo muito importante é verificar diretamente com a Prefeitura Municipal se o imóvel — independente se em construção ou já construído — se encaixa nos parâmetros necessários para a regularização que são determinados pela legislação do município. Essa verificação é extremamente necessária para que a propriedade não seja considerada ilegal.

3 – Registre o terreno em cartório.

Se você já adquiriu o terreno, agora basta procurar um Cartório de Registro de imóveis para cadastrar o terreno, e na sequência ver junto a prefeitura a questão IPTU e se há alguma pendência em relação ao terreno.

4 – Providencie as certidões negativas.

As certidões negativas, como a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Receita Federal serão fundamentais para a regularização do imóvel, por isso lembre-se de estar com elas em mãos! Caso não os tenha precisara recolher impostos necessários para obter a certidão.

5 – Obtenha o “Habite-se” / Conclusão de Obras.

Esse documento emitido pela prefeitura irá atestar se o imóvel é habitável ou não, se é legal e está em conformidade com a legislação municipal. Este documento e necessário para averbação da construção junto a matrícula de registro de imóveis junto com a certidões negativas INSS/Receita Federal. A averbação obra na matricula normalmente e solicitada pelas instituições bancárias para financiamentos imobiliários.

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